segunda-feira, 9 de maio de 2011

O que é ser mãe?


Mamãe... Mamãe... Uma palavra gostosa de pronunciar, não é mesmo? Repitam comigo: Ma-mãe. Isso mesmo, mais uma vez, desta vez mais alto: Ma-mãe.
Vocês sabem o que significa ser mãe? Muitas aqui devem saber, com certeza. Mas eu não sei. Não sou mãe. E, infelizmente, nunca serei.
Ser mãe é padecer no paraíso? Eu não sei. Não sou mãe. E, infelizmente, nunca serei.
A dor do parto é a pior de todas? Eu não sei. Não sou mãe. E, infelizmente, nunca serei.
Amamentar um filho no peito é uma das melhores sensações do mundo? Eu não sei. Não sou mãe. E, infelizmente, nunca serei.
Quando o companheiro Antenor me convidou para fazer a homenagem ao Dia das Mães, nesta nossa reunião festiva, fiquei vários dias pensando no que dizer. Como vocês puderam perceber, eu não sou mãe. E, infelizmente, nunca serei.
Para mim, a palavra mamãe, com o perdão dos linguistas, é sinônimo de amor. E eu tenho bons exemplos disso, na minha própria família. Apesar de soar estranho, não tenho apenas uma mãe. Lógico que nasci de uma só, a minha mamãe Elza. Mas durante a vida vivi e convivi com outras mães que repartiram comigo o mais precioso ensinamento que uma mãe pode dar para um filho: a importância de uma família unida.
Minhas avós, Francisca, que já morreu, e Maria, que completou 97 anos, apesar de todas as dificuldades, sempre estiveram ao lado da família. Minha avó Chica criou dois netos como se fossem filhos para que eles não ficassem sem família. E a minha avó Maria cuidou de um sobrinho também demonstrando que família não é somente a biológica, mas tem um sentindo e uma importância muito mais abrangente.
Falam muito mal da sogra, tem um monte de piada sem graça. Mas esquecem que ela, a sogra, também é mãe. A minha, Alice dos Santos Félix, é uma mamãe com M maiúsculo, sempre disposta a ajudar em tudo.
Outra mãe que é um grande exemplo de amor pela família é a minha mulher, Lucimara Felix, a Lala, que há 23 anos cuida de mim e dos nossos filhos, João Paulo, Daniel e Mariana com amor incondicional.
Como disse no começo, não sou mãe. E, infelizmente, nunca serei. Mas através das minhas mamães aprendi e continuo aprendendo que ser mãe é um dom divino muito especial.
Mãe é enfermeira, motorista, juíza, faz a paz e a harmonia entre os filhos, ela alimenta, ajuda nas tarefas, os leva para todos os lados; em resumo, a mãe exerce várias funções, tem dupla, tripla jornada, todos os dias, não tem feriado, nem domingo. Educa virtudes que são as básicas, de solidariedade, de dedicação aos outros, de organização.
Que todas as mães entendam que, assim como Maria, são escolhidas por Deus; entendam que têm uma missão especial para desenvolver neste mundo; entendam a necessidade de conhecer a Deus e seus propósitos; e não deixem de sonhar – sonhar com uma vida melhor, mais justa; sonhar com o sucesso de seus filhos; sonhar com a vitória.
Lembre-se de ocupar seu espaço com humildade; de ser cuidadosa com os filhos, e também consigo mesma; se você falha às vezes, não se desespere, Maria também teve falha, o importante é querer acertar. Que Deus abençoe todas as mães do mundo. Muitas das quais sofrem tanto por causa de filhos rebeldes; mas que o Senhor as recompense por todo o esforço. 
Sou muito feliz pelas verdadeiras mamães que tenho, que lutam todos os dias para manter a família unida, não desanimam nunca, mesmo diante das piores adversidades e estão sempre prontas a ajudar.
Não sou mãe e nunca serei. Sou apenas um filho, um pai e, quem sabe, mas tarde, bem mais tarde eu assim espero, serei um avô. Mas, confesso, sem vocês, mamães, eu não seria nada, nem filho, nem pai, nem avô.
Por isso, mamães, eu as amo com toda a força do meu coração. Feliz dia das verdadeiras mamães, aquelas que velam para a família permanecer sempre unida e nunca abandonam seus filhos. Vocês são muito importantes em nossas vidas. Fiquem com Deus e com a Virgem Maria, Mãe de Jesus e Nossa Mãe.
Amém.

* Este texto foi redigido e lido pelo jornalista Devaldo Gilini Junior durante a homenagem ao Dias das Mães feita pelo Rotary Club de Rolândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário