quinta-feira, 15 de julho de 2010

A importância dos idosos na família e na sociedade

No mês em que comemoramos o Dia dos Avôs e das Avós precisamos refletir mais sobre o papel da terceira idade em nossas vidas

No dia 26 de julho comemora-se o Dia dos Avôs e das Avós. O motivo é simples: essa data foi escolhida para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e das avós.
O Dia dos Avôs e das Avós gera polêmica por conta das críticas dos que só vêem o lado comercial da comemoração. Mas o papel dos avôs e das avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avôs são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de “segunda mãe”, e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
Deixando o lado comercial de lado, a data é muito importante para se discutir o papel dos avôs e das avós e, consequentemente, dos idosos na família e na sociedade. Eu, graças a Deus, convive e aprendi muito com os meus avôs Armando e Adelmo; e também com minhas avós Chiquinha e Maria (esta última ainda viva, com os seus mais de 90 anos, ainda mostrando força e disposição).
Sabemos que em todos os países o número de pessoas idosas aumenta a cada dia; vive-se mais hoje e nascem menos crianças. No Brasil, o número de idosos (60 anos e mais de idade) chega a 14,5 milhões; daqui a 25 anos esta população de idosos no Brasil poderá ser superior a 30 milhões. Por isso é importante a sociedade voltar seus olhos para eles. E esta preocupação deve começar na família, que é a base de tudo.
Hoje a maioria dos pais e mães trabalham fora de casa, e muitos netos ficam a cargo dos avôs e das avós, que prestam um grande serviço a seus filhos na educação dos netos. A sabedoria deles, a experiência nas coisas do lar, ajudam muito na educação dos seus netos. Sem contar que muitos deles já foram professores de muitas disciplinas, além de música, dança, e tantas coisas que podem agora transmitir aos jovens e crianças.
Isto dá aos idosos que dispõem de tempo, uma atividade importante em suas vidas, trazendo-lhes valorização, realização e vida mais longa. Sabemos que a inatividade pode apressar a morte de uma pessoa idosa. É preciso valorizar a pessoa do idoso.
Em muitas atividades eles podem ser úteis: na catequese das crianças, jovens e adultos, na formação específica, nos Conselhos paroquiais e diocesanos, na administração das obras e finanças, na liturgia, nos trabalhos de escritório, no atendimento às pessoas, na oração, etc.
Sabemos também que muitos idosos têm uma vida difícil, e por isso devemos nos preocupar em dar-lhes assistência espiritual, material e afetiva. Muitas famílias deixam os seus idosos em situação difícil; às vezes doentes, sem recursos financeiros, sem às vezes até um lar, vivendo na solidão, abandonados.
O mundo de hoje é muitas vezes injusto e insensível com os idosos; muitos deles são vistos como pessoas que “só dão trabalho”, já não produzem mais, são abandonadas nos asilos. Que horror! Que injustiça! Essa pessoa que trabalhou a vida toda, que construiu a sociedade, agora é empurrada para a morte como se fosse apenas um estorvo, e não um ser humano.
Por isso, celebrar o Dia dos Avôs e das Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos vovô e vovó e dizer o quanto você os ama.

Um comentário:

  1. Olá, parabéns pelos temas abordados no blog. A família é algo que esta cultura tem deixado de lado.
    Sou seguidor,
    Cássio Gonçalves

    ResponderExcluir